Quem Somos

Esta associação é vinculada à Arquidiocese de Manaus

A Associação Educadora, Cultural, Artística e Beneficente Madre Tereza de Calcutá é uma organização da sociedade civil fundada em 31 de janeiro de 1991, no bairro Morro da Liberdade, Manaus-AM. Foi juridicamente reconhecida em 16 de maio de 1991 e considerada utilidade pública no mesmo ano de sua fundação, através da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Está registrada como pessoa jurídica no cartório apropriado sob o número 5716, livro 40, como instituição sem fins lucrativos, podendo usufruir dos direitos de responder por todas as obrigações inerentes à pessoa jurídica de direito privado. Tem como finalidade promover a assistência educacional, social, cultural, artística, habitacional, médica, a proteção do meio ambiente, amparo às famílias em situação de vulnerabilidade, às crianças e adolescentes em situação de risco social, assistência a maternidade precoce, promoção da pesquisa sobre o desenvolvimento social, sustentável e tecnológico, ainda, restauração, conservação de locais como os prédios históricos, além da promoção de eventos artísticos e culturais. Durante sua existência, a Associação Madre Tereza contribuiu, sensivelmente, com as lutas sociais do povo Manauara e do Amazonas. Foi membro fundadora do Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e demais conselhos da área da assistência social, saúde e educação. Colaborou na construção das conferências e planos dessas políticas públicas. A instituição participou de diversos projetos em parceria com Governo Municipal, Estadual, Federal e, com a rede privada de assistência social, desenvolveu projetos de alfabetização, letramento, assistência à criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social, inclusão digital em dezenas de escolas presentes no bairro do Zumbi, Grande Vitória, Gilberto Mestrinho, Nova Conquista, São José, dentre outros. Atuou nos municípios do Estado, como: Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Japurá, Maraã, Iranduba e Careiro. Prestou consultoria na área da captação de recursos em diversos Municípios do Amazonas, como: Japurá, Maraã, Tefé, Manacapuru, Iranduba e etc. Como concretização de sua missão, ao longo de sua história, criou uma escola no bairro Morro da Liberdade – Manaus, como proposta de contraturno escolar, cujas atividades eram destinadas às crianças e adolescentes, combatendo os impactos do analfabetismo funcional, porém devido a quantidade de participantes e procuras por vagas cada vez maiores, a escola tornou-se uma política pública, ficando sob responsabilidade do Governo do Estado e, nos dias de hoje, a escola mantém o nome de sua história – Escola Estadual Madre Tereza de Calcutá. Desde sua fundação, possui atuação incisiva na área da formação técnica e outros programas e projetos relacionados com a temática da Inclusão Tecnológica, desenvolvendo desde 1998, em localidades com contexto periféricos, centros de inclusão digital, com a oferta de cursos gratuitos de informática básica e avançada. Reconhece os novos desafios e as transformações sociais dos últimos tempos, ressaltando o que concerne as novas tecnologias, globalização e pensando nos que pertencem ao andar de baixo da economia, os excluídos sociais, neste caso os jovens de diversos seguimentos, como: indígenas, migrantes, imigrantes, refugiados, ribeirinhos, mulheres/homens cis, lgbtqiapn+, negros, quilombolas, vem desenvolvendo a inclusão social, destes, com estímulo a qualificação em novas tecnologias, ao empreendedorismo e economia criativa. Desde 2019, apoia grupos de catadores de materiais recicláveis, contribuindo para a educação ambiental, combatendo o despejo incorreto do lixo doméstico e, através dos pontos de coleta nas comunidades, garante o despejo correto dos materiais recicláveis, evitando que cheguem aos rios, potencializando as alterações ambientais. Através das Comunidades Católicas, promove cursos com as crianças e suas famílias como forma de multiplicar, nessas regiões, o número de agentes ambientais. Desde 1998, desenvolve ações em cooperação com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, portanto Cáritas Brasileira, com projetos voltados para as pessoas de direitos em situação de rua. Firmou, em 2022, parceria com a Amazon Relief Found – EUA, financiadora dos projetos da proteção social básica., ações preventivas. Os serviços ofertados pela Madre Tereza possuem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa, afirmação de direitos, no desenvolvimento de potencialidades dos usuários, com perspectivas para o alcance de alternativas capazes de promover o fortalecimento e protagonismo para o enfrentamento dos desafios da vida e vida com dignidade. O trabalho social nos núcleos é organizado de forma coletiva, contando com a participação ativa dos técnicos, orientadores sociais e com a população participante. O trabalho realizado com os grupos é dirigido para o estímulo ao fortalecimento da dignidade da pessoa humana, proteção aos direitos e compartilhamento de vivências.

Desde 1991

Mais de

Pessoas beneficiadas

Mais de

Projetos Executados

Através das suas doações você contribui para um mundo melhor.