Projeto Piccole Farfalle (Pequenas Borboletas)
Na Amazônia, apesar dos avanços da Rede de Proteção e do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, a violência sexual contra crianças e adolescentes ainda é uma ferida aberta a sangrar, ferindo a dignidade humana e roubando a infância de tantas crianças e adolescentes. Em Manaus, desde 2015 o Serviço de Atendimento Psicológico da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) –vinculado à Igreja Católica, com o apoio da Cáritas, através (Projeto Içá Ação e Proteção), em parceria com a Instituição Italiana Aleimar- Onlus e Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, vem realizando atendimento em intervenção clínica psicológica para meninas e meninos que sofreram abuso sexual. Piccole Farfalle (Pequenas Borboletas) é o nome que recebe o projeto de intervenção, compreendendo que o processo de metamorfose, nesse caso mais sofrível e desafiante para as crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual é conduzido com amor cuidadoso, para que as pequenas borboletas possam alçar seus voos com segurança, autonomia e liberdade.
Público atendido: crianças, adolescentes vítimas do abuso sexual e suas famílias não violentas.
Atividades desenvolvidas: atendimento psicológico em grupos com crianças ou adolescentes, vítimas do abuso sexual; acompanhamento às famílias não abusivas; oferta de lanches e espaço para descanso.
O financiamento contribuirá para: manutenção dos profissionais especializados; aquisição de materiais de consumo, didáticos, gráficos e lanches.